WhatsApp

(83) 99681-8500

Estabelecimento que explorar trabalho infantil pode ter alvará cassado em JP - PB Play

Especiais

23/10/2017 às 11h37 - Atualizada em 23/10/2017 às 11h37

Estabelecimento que explorar trabalho infantil pode ter alvará cassado em JP

-
A empresa ou estabelecimento comercial que for flagrado utilizando mão-de-obra infantil terá o seu alvará de funcionamento cassado. É o que prevê o projeto de lei apresentado pelo vereador Eduardo Carneiro (PRTB) na Câmara Municipal de João Pessoa.

O parlamentar lembrou que um levantamento divulgado no início do mês pela Fundação Abrinq mostrou que 6,6% da população entre cinco e 17 anos exerce alguma atividade laboral no estado, o que dá à Paraíba a quarta pior posição no ranking nacional e o segundo pior desempenho na região Nordeste.

Segundo Eduardo, essa realidade precisa ser transformada para que se garanta o princípio da proteção integral à criança e ao adolescente instituído pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

A atual legislação permite ao adolescente, entre 14 e 16 anos, exerça uma função que contribua para o desenvolvimento do seu processo formativo. Já entre os 16 e 18 anos, a ocupação exercida não poderá oferecer riscos à saúde nem comprometer o rendimento escolar do menor. Aos menores de 14 anos, é vedada qualquer tipo de atividade laboral. "Qualquer tipo de trabalho fora desse contexto é proibido por lei, além de representar um risco ao desenvolvimento pleno das crianças e adolescentes", pontuou o vereador.

De acordo com a proposta, a fiscalização caberá ao Poder Executivo Municipal por meio de suas secretarias.
Após tramitar pelas comissões temáticas da Casa, o projeto deve ser votado nos próximos dias em plenário.

ESTA MATÉRIA FOI VISTA 110 VEZES

Comentários

Veja também

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

MAIS LIDAS DO MÊS
PB Play
Editoriais
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados
P3 host brasil