WhatsApp

(83) 99681-8500

Semana Nacional do Crédito apresenta soluções de crédito para pequenos negócios - PB Play

Economia

07/10/2017 às 17h16 - Atualizada em 07/10/2017 às 17h16

Semana Nacional do Crédito apresenta soluções de crédito para pequenos negócios

-

Para que os empreendedores superem os obstáculos encontrados na hora da busca pelo crédito para darem início e gerirem seus negócios, o Sebrae está promovendo, nacionalmente, a Semana Nacional do Crédito. Na Paraíba, o evento foi realizado nesta sexta-feira (6), dentro da programação da Feira do Empreendedor, com palestras que vão desde a importância do cooperativismo de crédito e sistema de garantia para os pequenos negócios até as soluções oferecidas pelos bancos privados para as micro e pequenas empresas.

O superintendente do Sebrae Paraíba, Walter Aguiar, que abriu o evento, abordou a importância dos pequenos e micro empresários conhecerem as regras do processo de concessão de crédito. "É fundamental que se conheça as regras desse processo, porque muitas vezes a falta de conhecimento pode ser suficiente para que não se consiga aportar um negócio que pode ter muito sucesso", afirmou.

Tida como uma das maiores dificuldades do micro e pequeno empreendedor, o acesso ao crédito pode ser viabilizado, de acordo com o diretor executivo do Garanti Paraíba, Luiz Carlos Ferreira, por meio das sociedades garantidoras de crédito. "A Paraíba conseguiu trazer duas grandes ferramentas para os pequenos empreendedores: as cooperativas de crédito e o sistema de garantia de crédito", afirmou, lembrando que a Garanti Paraíba é a única sociedade garantidora de crédito existente no norte e nordeste do país, cuja sede está localizada em Campina Grande.

O consultor especialista em cooperativismo de crédito José Flávio Linhares deu início à sua fala mostrando os benefícios das cooperativas para o MEI. "Nas cooperativas, o empreendedor é sócio da cooperativa e participa de tudo que acontece ali dentro. Ele não só pode lucrar mais, mas, também, pode rever os custos", afirmou.

Segundo ele, as empresas podem economizar por meio das cooperativas de crédito das seguintes formas: antecipando recebíveis em condições especiais na cooperativa; reduzindo despesas financeiras, com taxas de juros mais adequadas; utilizando crédito de forma mais eficiente e sustentável na cooperativa; investindo em reserva financeira; acessando cursos e treinamentos gratuitos do Sebrae; e, por fim, mantendo os seus recursos na cooperativa a cidade do próprio empreendedor ganha, pois todos os recursos são reinvestidos nela mesmo.

Dessa forma, por meio das sociedades garantidoras de crédito os pequenos e micro empreendedores funcionam como uma espécie de garantia para aqueles empresários que não tenham bens de garantia para oferecer, tornando, assim, viável o acesso ao crédito para esses empresários.

Soluções dos bancos privados para as micro e pequenas empresas - Bancos como a Caixa Econômica Federal, o Banco do Brasil e o Banco do Nordeste apresentam soluções que são específicas para as micro e pequenas empresas. É o caso do Giro Instantâneo Caixa, que disponibiliza um limite de crédito rotativo flutuante para a antecipação de recebíveis da empresa, conforme apontou o gerente de clientes e negócios da Caixa, Diógenes de Sá Dantas.

Já o Banco do Nordeste traz soluções como o Programa Financia Inovação, que financia inovações nos empreendimentos, com prazos de até 15 anos, com até cinco anos de carência. "Além disso, sobre os juros, é dado um bônus de adimplência de 15% concedido exclusivamente se o mutuário pagar as prestações até as datas dos vencimentos", afirmou o gerente de negócios do BNB, Robério Lucena Martins.

O Banco do Brasil, por sua vez, traz soluções como antecipação de crédito ao lojista, BB Giro Recebíveis (que se trata de um crédito com a garantia dos valores a serem recebidos de cheques pré-datados, duplicatas ou cartões de crédito), os descontos de cheques e, também, descontos de títulos.

ESTA MATÉRIA FOI VISTA 103 VEZES

Comentários

Veja também

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

MAIS LIDAS DO MÊS
PB Play
Editoriais
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados
P3 host brasil